segunda-feira, 10 de maio de 2010

Resenha :A nova relação com o saber(pierre Lévy)

O capítulo inicia fazendo uma reflexão sobre o futuro do sistema de educação e de formação na cibercultura no qual deve ser fundada de uma análise previa da multação contemporânea com a relação do saber. Em vista disso a primeira constatação diz a respeito da velocidade de surgimento e de renovação dos saberes. A segunda mostra fortemente a ligação com a primeira quando diz que a nova natureza do trabalho por parte de transação de conhecimento não pára de crescer, pois trabalhar significa aprender, transmitir saberes e produzir conhecimento. Já a terceira mostra o ciberespaço, no qual o saber não pode mais ser concebido como algo abstrato ou transcendente ele se torna ainda mais visível através do correio digital e do mundo virtuais. A interação no ciberespaço é uma forma de comunicação que não impede as relações, pelo contrario contribui para que se possa encontrar e reencontrar pessoas querida que ao longo da vida acabam se perdendo.Algumas representação não sobreviveriam numa sociedade sem escrita ,onde o saber é transmitido pelo livro supostamente que contém tudo.já nos ciberespaço o saber é estruturado por uma rede de remissões,e transmissões de hipertexto.O conhecimento próprio da cibercultura nos leva a refletir sobre a sua importância para o coletivo ,esse avanço tem contribuído muito para a ciência nas suas pesquisas,no seu gerenciamento permiti a formulação e a exploração rápida ,grande quantidade de hipótese.Esses saberes encontra-se a partir de agora codificados em bases de dados acessíveis on-line.O ciberespaço num futuro próximo tende-se a tornar a principal infra estrutura ,onde o gerenciamento e transação econômico será em breve o principal equipamento coletivo internacional de memória.Com esse novo suporte de informação e de comunicação emergem gênero de conhecimento inusitado.Portanto com essa mudança os professores buscam uma formação contínua, pois tanto o professor quanto o aluno aprende.Sendo assim o professor não é mais o detentor do conhecimento ,sua competência deve desloca-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o conhecimento.

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