terça-feira, 16 de março de 2010

Às vezes, as situações estressantes são inevitáveis e estão fora de nosso controle, mas a ansiedade que provocam pode ser aliviada por meio de técnicas mencionadas a seguir. Essas técnicas ajudam a evitar ou a reduzir o estresse da vida diária, libertar tensões acumuladas e identificar os sinais de alerta.
Quando acontecer algo que o irrita ou que você não esperava, diga a si mesmo:
"Relaxe. Vá com calma. O que tenho que fazer? Tenho que respirar. Pode ser difícil, mas eu consigo. Eu consigo me controlar."

Ao respirar, os músculos tendem a relaxar, por isso, sempre que se perceber tenso, o mais indicado é o controle da respiração e o relaxamento muscular.

Para que perceba isso melhor, faça o seguinte exercício:

- Feche uma mão com força e observe o que acontece com sua respiração. Não continue lendo, apenas faça isso. Você prendeu a respiração ou respirou rápida e superficialmente?
- Agora relaxe a mão.
- Feche novamente a mão com força, mas desta vez, continue respirando normalmente. O que aconteceu com a tensão na mão? A tensão deverá diminuir.
Isso é para mostrar que é difícil manter a tensão (estresse, dor, raiva, ansiedade) e continuar respirando. Por isso que focar sua atenção na respiração ou respirar profundamente ajuda a relaxar.

Dicas para diminuir o estresse:

- Ao levantar da cama, procure esticar seus músculos, se espreguiçar.
- Procure fazer pequenas pausas no trabalho para exercícios de relaxamento. Exemplo: Respire profunda e lentamente, inspirando somente pelo nariz, segurando o ar por cinco ou sete segundos e soltando o mais lentamente que conseguir, pela boca. Repita três vezes. Na seqüência, contraia os músculos do corpo, mantendo-os contraídos por cinco segundos e solte-os abruptamente. Isso o ajudará a aliviar as tensões acumuladas.
- Se não puder tirar férias regulares, procure reservar alguns períodos da semana para o lazer.
- Procure um hobby, algo que goste de fazer e permita-se relaxar. Deixe sua criança interior prevalecer, brinque e divirta-se!
- Faça exercícios. As atividades físicas reduzem a tensão, ajudam a dormir, liberam as emoções reprimidas e também fazem esquecer as preocupações.
- Procure alguém para conversar e desabafar. Não guarde todos seus problemas para você. Se não tiver, escreva tudo que sentir.
- Cuidado com a tirania dos "devo" ou "preciso". Evite falar consigo mesmo em termos de devo fazer isso ou aquilo. Prefira a expressão eu prefiro ou eu quero fazer. Evite críticas e cobranças.
- Não fique muito tempo sem comer. Nunca saia de casa sem um café da manhã. Nos intervalos, coma uma fruta.
- Evite estimulantes como cafeína (café e bebidas com cola).
- Pare de fumar e evite o consumo de álcool. Isso também contribui para a prevenção de uma série de outras doenças como hipertensão, dor de cabeça, artrites...
- Estabeleça prioridades e permita que outros se responsabilizem das tarefas. Ficamos tensos quando sentimos que tudo depende de nós.
- Estabeleça suas metas e não permita que o desviem do seu objetivo principal.
- Seja flexível. Faça uma reflexão sobre seu estilo de vida e mude o que for preciso.
- Busque o auto-conhecimento. Se não souber quem você é, irá permitir que outros o pressionem e o manipulem para que seja como eles querem. Querer sempre agradar provoca estresse.
- Procure ter controle de suas ações e emoções. Equilíbrio é a chave para o controle do estresse.
- Imponha limites e aprenda a dizer NÃO!
- Faça meditação ou relaxamento, se não souber como fazer há muitos livros que explicam e trazem junto um CD para ouvir e relaxar!
- Busque fazer mais o que gosta e faça tudo com amor! Principalmente amor para cuidar de você!

A forma pela qual reagimos aos acontecimentos da vida e a maneira como os interpretamos e sentimos que, mais que o acontecimento em si, nos provoca estresse. Assim, o que mais nos ameaça, não são os perigos que vêm de fora, mas sim aqueles que trazemos dentro de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário