segunda-feira, 17 de maio de 2010

Abaixo os portais-currais

O texto inicia mostrando a propagação de informação através dor recursos de comunicação da web. Além disso, o texto aborda uma brilhante critica feita por André Lemos sobre os modelos massivos de delimitação dos conteúdos disponíveis em portais.
Conforme mostra, a palavra portal traz consigo uma conotação de canal que nos abriria á outros mundos, a novos universos ao contrario da denominação, vem promovendo um fechamento, uma delimitação.
De acordo com Lemos “Portais-Currais configuram-se como estrutura de informação (conteúdo) que nos tratam como bois digitais forçados a passar por suas cercas para serem aprisionado em seus calabouços interativos”, ou seja, os portais seriam vias definidas de forma hegemônicas, que conduzem o internauta pelas paginas patrocinadas da empresa, com a pretensa intenção de poupar as pessoas de se “perderem” na rede. Além disso, mostra um limite de informação, em outras palavras delimita o território de conhecimento aprisionando o internauta nas transmissões sem deixá-los navegar na web, com o argumento de que existe tudo no portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário