domingo, 2 de maio de 2010

Resenha

O texto aborda inicialmente as constantes transformações ocorrida mundo, seja elas nas pessoas, territórios bem como no universo científico, tecnológico e sociais.
A escola nesse contexto é um ponto que perpassa por mudança no qual se refere a construção de conhecimento e suas relações.Sendo essa instituição implica conjunto de transformação sócias,envolvendo concepções ,valores e prática de cada sujeito que faz parte do processo pedagógico.
A transformação social, em um determinado momento histórico depende de pensamento e da ação de cada ser humano. A cosmovisão medieval, antes dava uma idéia de que cada coisa tinha seu lugar natural ,era contemplada a relação homem e natureza.Entretanto essa relação é apoiada e ligada na religião e na filosofia com as leis,a moral e a ética .
Em vista a escrita desempenha o papel de separar o conhecedor do conhecido envolvendo uma relação de classificar, organizar o conhecimento. De acordo com a práxis pedagógica a cosmovisão da modernidade continua estando embasada na noção geral de ordem, a maioria da instituição sociais de nosso tempo. Sendo assim a escola trabalha no sentido da reprodução e transmissão do modelo hegemônico, fechado a exterioridade, mesmo quando o modelo pedagógico adotado admite as diferença de trabalhar no sentido de lapidar as arestas e conduzir a uma unidade, a uma identidade hegemônica. O texto também explicita a questão do modelo pedagógico imposto a comunidade escolar, não dando importância
as necessidade e,sujeitando ao aluno e professores ao papel de copista e receptores de conhecimento.

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